10 benefícios para a saúde da gelatina

10 benefícios para a saúde da gelatina

10 usos e benefícios
A gelatina pode fornecer vários benefícios à saúde.

1. Tecidos corporais saudáveis

Uma xícara de 240 gramas (g) de uma sobremesa de gelatina fornece 0,82 g de proteína.


As Diretrizes Dietéticas para Americanos 2015-2020 recomendam que os adultos consumam 46 a 56 g de proteína ou 10 a 35% de sua ingestão calórica diária, dependendo da idade e do sexo.

A proteína é um macronutriente, o que significa que o corpo precisa de quantidades significativas para funcionar.

As proteínas são essenciais para:

construção e manutenção de tecidos corporais
o bom funcionamento de vários órgãos
energia
As proteínas são compostas de vários aminoácidos. O corpo humano produz alguns aminoácidos, mas a maioria das pessoas precisa absorver mais através de sua dieta.

A carne é uma fonte de proteína, mas pode ser rica em gordura prejudicial. A gelatina é uma fonte de proteína que não contém gordura.

Um estudo de 2017 sugeriu que um suplemento que combina vitamina C e gelatina pode ajudar a prevenir ou reparar os tecidos do corpo em atletas. No entanto, o estudo analisou a suplementação e não a ingestão alimentar.

 

 

2. Cuidados com a pele

O colágeno confere à pele uma aparência saudável e jovem. À medida que as pessoas envelhecem, elas perdem colágeno. Sua pele fica menos firme e as rugas e linhas se desenvolvem.

A gelatina pode ser uma maneira natural de aumentar o colágeno e melhorar a aparência da pele. Um estudo de 2016 descobriu que consumir colágeno melhorou a umidade facial e reduziu as rugas em humanos.

No entanto, os especialistas não têm certeza de que consumir gelatina teria o mesmo efeito.

 

 

3. Digestão

A gelatina contém ácido glutâmico, uma substância que pode ajudar a promover um revestimento mucoso saudável no estômago. Isso pode ajudar na digestão.

Também pode ajudar na digestão, estimulando a produção de sucos gástricos. A gelatina também se liga à água, o que pode ajudar a comida a se mover pelo sistema digestivo.

Aprenda mais algumas maneiras de melhorar a digestão.

4. Aliviando a dor nas articulações

O colágeno na gelatina pode diminuir a dor nas articulações associada à inflamação .

Segundo a National Library of Medicine , alguns estudos clínicos indicam que a gelatina pode reduzir a dor e melhorar a função articular em pessoas com osteoartrite. No entanto, mais pesquisas são necessárias.

A gelatina pode ajudar com dores nas articulações, mas também existem outros remédios caseiros. Saiba mais aqui .

5. Gerenciando o açúcar no sangue

Um estudo indicou que a glicina, que é um aminoácido da gelatina, pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a gerenciar sua condição.

As pessoas que tomaram glicina como tratamento viram uma queda nos níveis de A1C e inflamação, sugerindo que a glicina pode ajudar a prevenir complicações, como danos nos tecidos.

No entanto, alguns produtos à base de gelatina, como balas de goma, têm um alto teor de açúcar. Estas não são uma fonte adequada de gelatina para pessoas com diabetes tipo 2.

 

6. Força óssea

A gelatina contém lisina, o que ajuda a fortalecer os ossos. Também ajuda o corpo a absorver cálcio , o que ajuda a manter os ossos fortes e evita a perda óssea.

Algumas pessoas consomem gelatina para reduzir o risco de osteoporose , o que faz com que os ossos se tornem fracos ou quebradiços.

Um estudo de 2001 não encontrou diferença significativa na densidade óssea entre os ratos que consumiram gelatina e aqueles que consumiram outra fonte de proteína.

No entanto, outra pesquisa , publicada em 2017, descobriu que quando ratos com deficiência de magnésio consumiam gelatina, isso tinha um impacto positivo em um aspecto da densidade óssea.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar se o consumo de gelatina pode melhorar a saúde óssea.

 

7. qualidade do sono

A glicina na gelatina pode melhorar a qualidade do sono em algumas pessoas.

Em um estudo publicado em 2006, as pessoas que tomaram 3 gramas (g) de glicina antes de dormir relataram dormir melhor e se sentirem mais animadas e com a mente mais clara de manhã.

No ano seguinte, um estudo mais detalhado confirmou as descobertas e sugeriu que a glicina poderia desempenhar um papel como estimulante do sono.

No entanto, os estudos não recomendaram o consumo de gelatina para melhorar o sono.

 

8. perda de peso

Alguns cientistas sugeriram que a gelatina pode ajudar a promover a perda de peso devido aos seus altos níveis de proteína e baixo teor calórico. A proteína ajuda as pessoas a se sentirem cheias, tornando-as menos propensas a comer demais.

No entanto, um estudo de 2011 que comparou os efeitos do consumo de uma dieta de proteínas de leite e gelatina com outra dieta de proteínas de leite não descobriu que as pessoas perdiam mais peso com a opção de gelatina.

Além disso, algumas fontes de gelatina, como balas de goma e marshmallow, têm alto teor de açúcar. As pessoas devem optar por fontes de gelatina saudáveis ​​e com pouco açúcar, sempre que possível.

 

9. cabelo

Algumas pessoas tomam cápsulas de gelatina na esperança de que a lisina que ela contém melhore o crescimento do cabelo.

Em 2004, os cientistas observaram um aumento significativo no comprimento do eixo capilar após os ratos tomarem um derivado de gelatina por 10 dias.

No entanto, isso não garante que tomar cápsulas de gelatina melhore o crescimento do cabelo de uma pessoa.

Saiba mais sobre outras fontes de lisina e outros alimentos que podem aumentar o crescimento do cabelo.

10. pregos

Nos anos 50, vários estudos sugeriram que consumir gelatina pode ajudar a prevenir unhas quebradiças. No entanto, nenhuma evidência atual parece apoiar esse uso.

Veja aqui algumas dicas sobre como fortalecer suas unhas.