De fato, a popularidade dos filtros nas fotos cresceu de forma impressionante durante a pandemia. Essa verdadeira mania, acabou se tornando tão presente nas redes sociais, que até a simples condição de ficar careca, acabou viralizando em todas as plataformas de comunicação. Do mesmo modo, as possibilidades à disposição são imensas, nos filtros do Instagram. Paralelamente, há o alerta de psicólogos ao uso excessivo e desenfreado desses recursos.
O Instagram foi lançado em 2010 e, constantemente, apresenta novos recursos em todas as formas de comunicação e interação entre os usuários. Significa que, cada atualização dessa plataforma implica no lançamento de um novo recurso, seja na edição de fotos ou em uma ferramenta de comunicação. Por exemplo, como na criação de filtros de maquiagem virtual criados no lançamento dos Stories, em 2016.
A princípio, os filtros são recursos que usam efeitos de câmera, ligados a outros recursos de tecnologia de realidade aumentada. Essas ferramentas servem para modificar a imagem real. Em consequência, as pessoas podem alterar a própria imagem, aplicando um filtro ao utilizar a câmera frontal do smartphone. Por isso, os filtros que provocam imagens cômicas ou completamente diferentes no rosto das pessoas, acabam fazendo muito sucesso como, por exemplo, ficar careca.
De maneira idêntica, essas ferramentas acabaram demonstrando a crescente evolução da tecnologia. Dessa forma, é notória a interação das pessoas através das frequentes inovações, inclusive, provocando uma maior conexão entre elas. Em outras palavras, a internet está deixando de ser somente um meio de comunicação e, com efeito, está modificando o comportamento e influenciando o estilo de vida nas redes sociais.
Como um filtro te faz ficar careca!
A princípio, é muito comum os homens imaginarem como ficariam ao ficarem carecas. De fato, essa imaginação é bastante natural. Agora, com o filtro que te deixa careca, ficou muito mais fácil e acessível a todo mundo. Sobretudo, após visualizar essa mudança, muitas pessoas gostaram e aderiram a esse novo visual.
Nesse sentido, alguns aplicativos facilitam a realização dessa simulação por meio de uma foto. Dessa fora, pode-se visualizar as principais alterações e ter a exata imagem, de como seria ficar careca.
Sugerimos o uso do aplicativo Snapchat, que disponibiliza também vários filtros e efeitos de sucesso. Com efeito, o Snapchat oferece entre outros filtros, maquiagem e as famosas orelhas de cachorro. Entretanto, o filtro que faz ficar careca está entre os mais acessados.
Primeiramente, o Snapchat pode ser baixado no celular, sendo compatível com Android e iOS, sem custo nenhum. Depois de baixar o aplicativo, deve clicar no ícone “Smile”, no canto inferior direito da tela. Lá, encontrará os filtros e efeitos disponíveis no aplicativo.
Em seguida, nas opções da filtros, selecione o modo “Explorar”. No ícone da lupa busque pelo filtro desejado e, em seguida, clique na barra de busca para localizar o filtro que deixa careca. É preciso digitar o termo “Bald”. Ao chegar nessa etapa, se visualiza todos os filtros correspondentes a esse nome. Assim, é só selecionar o filtro desejado e clicar para que se inicie o processo na câmera.
Por fim, o filtro careca será automaticamente aplicado na imagem captada pela câmera do celular. Para guardar o vídeo, escolha a opção “Memórias e rolo da câmera” e clique no botão “Salvar”.
Sobre a “febre” dos filtros de imagem na internet
Geralmente, a febre do uso de filtros começou em casa. Pode-se imaginar uma pessoa bastante vaidosa em casa e à toa e decide gravar um vídeo rápido no Instagram. Mesmo que use o filtro para ficar careca, certamente, irá usar outros filtros para parecer mais bonita, usando um filtro embelezador. Assim, começa para todos, usando os filtros sempre que postar vídeos ou fotos.
Do mesmo modo, todos acabam usando os filtros, quando está de “cara lavada”. O distanciamento social acabou influenciando muito as pessoas a usarem filtros, pelo simples fato de estarem sempre em casa e só se comunicarem de forma virtual. Em sua, a vaidade sempre fala mais alto e provoca todos a usarem os filtros, inclusive, para se parecer com uma top model, com a boca maior, ou os olhos brilhantes e sedutores.
Os homens também não escapam dessa mania universal. Definitivamente, eles aderiram aos filtros, sobretudo, para os vídeos engraçados e as selfies com filtros que distorcem o rosto.
Antes de mais nada, segundo psicólogos, muitas pessoas perseguem a sua própria imagem do perfil do Instagram, acreditando em uma versão aprimorada delas mesmas. Na maioria das vezes, os softwares dos celulares possuem filtros embelezadores integrados. Assim, sem desligar essa função, o software deixa a pela perfeita, com olhos expressivos e sem olheiras. Como resultado, as pessoas se acostumam com uma visão fictícia do que realmente são.
Enfim, o uso frenético dos filtros, causou uma procura imensa aos cirurgiões plásticos. A 5 anos atrás, em 2016, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, revelou uma busca aos procedimentos estéticos, com 390% de aumento, no Brasil. Não somente os famosos, mais muitas outras pessoas comuns revelam também que, os filtros de embelezamento, influenciaram na decisão para realizar alterações de estética.
Os filtros mais usados durante a pandemia
Em primeiro lugar, embora alguns filtros sirvam para entreter e divertir, além de interação entre as pessoas, um foco para a estética se torna cada vez maior. O filtro que faz alguém ficar careca pode ser muito divertido, porém, os filtros de embelezamento ainda são os mais usados. Inclusive, o uso excessivo define alguns pontos negativos que chamam a atenção de especialistas. Mas, ainda não é motivo de grandes preocupações.
Vejam alguns dos filtros mais usados durante a pandemia, devido ao distanciamento social e à quarentena que obrigou muitas pessoas a ficarem em casa.
Filtro para colorir o cabelo
É um filtro que proporciona tingir o cabelo com cores fortes, dando um visual descolado e jovem.
Imitação de um animal
Nesse filtro, o usuário precisa imitar as feições dos animais que aparecem em fotos escolhidas.
Cante uma música
Essa é uma oportunidade divertida em um filtro musical. As pessoas recebem uma palavra e devem cantar uma música em que essa palavra apareça.
Brincadeira do Gugu
Igualmente, esse filtro também se chama “Gugu na sua casa”. É um filtro que anuncia um objeto aleatório e, em um tempo determinado, alguém precisa encontrá-lo.
Quizz
Nesse filtro, as pessoas brincam com assuntos de história do Brasil até assuntos que estudaram nas escolas. Esse filtro, provocou, inclusive, o uso como forma educativa, durante a pandemia.
Clarendon
Um estudo do site Canva revelou que o Clarendon é o filtro mais usado pelos usuários do Instagram. Com esse filtro, se tem a iluminação na foto, realçando e intensificando sombras de cores predominantes.
Algumas considerações importantes sobre o uso excessivo de filtros
Com efeito, o Instagram teve crescimento rápido desde a sua criação, com milhões de seguidores no mundo. No início, os filtros vieram pra divertir e fantasiar a imaginação. Entretanto, embora ainda criem filtros para ficar careca e continuar divertindo, muitos recursos surgiram para mudar a aparência e mexer com a autoimagem.
A princípio, pode parecer assustador, mas, alguns dos filtros do Instagram podem afetam a autoestima, as relações sociais, sobretudo, colocar em risco a saúde mental de muitos jovens.
Primeiramente, os usuários alteram a imagem do próprio rosto, quando aplicam um filtro usando a câmera frontal do celular. Além disso, pela câmera traseira do celular, se pode alterar o cenário onde faz a foto. Esses efeitos do filtro do Instagram ficam gravados nas imagens. Assim, esses recursos possibilitam mudanças na cor dos olhos, formato do rosto ou do corpo, inclusive fazendo maquiagens.
A saber, a psicologia define que, os objetivos têm uma relação bastante comum entre pessoas, que é a busca de aceitação através de uma imagem fictícia. Da mesma forma, os filtros oferecem uma situação de paradoxo, já que o usuário esconde a face real, mostrando algo que gostaria de ser.
Em consequência, esse comportamento pode ser preocupante, podendo causar um efeito negativo na autoestima. Igualmente, tem prejuízos emocionais na conta final. O mau uso das redes sociais e a busca do que está na moda, podem agravar o aparecimento de distúrbios de personalidade, pela influência das celebridades. A ânsia por curtidas pode provocar sentimentos de angústia e tristeza, inclusive, depressão.
Entretanto, o cuidado com as emoções e a reflexão sobre os efeitos dos filtros no dia a dia, podem auxiliar com esses problemas. Contudo, os jovens com sintomas graves de solidão e depressão, precisam de ajuda de profissionais especializados.
- Leia também:
- Com qual famoso você se parece
- Ganhar dinheiro! O que se ganha com conteúdo na internet!
- Fique mais novo utilizando o Face App em suas fotos
Leave a Reply