Atitudes durante a gravidez que pode fazer com que o bebê tenha lábio leporino

 

Se algum indivíduo da sua linhagem teve seu bebê corre risco de igualmente surgir com esse problema.

Habitualmente alguns problemas podem acontecer entrementes a gravidez e certo pode haver gerando grande cuidado nas futuras mães. Este tópico vai condizer esclarecendo algumas de suas dúvidas a consideração desses problemas, o lábio leporino. O que é isso? Por quais causas? Qual o trato para essa questão de má formação?

A boca do bebê se forma inter a quarta e a sétima semana de gravidez. Com princípio nos estudos feitos, o tecido do corpo e as células especiais de cada lado da cabeça do bebê vão crescendo em destino ao meio de seu rosto, portanto forma a face. É essa junção de tecidos que formam as características faciais conforme a boca e os lábios do bebê.

O lábio leporino só acontece posto que o tecido que faz os lábios não conseguem se adicionar da maneira correta entrementes a fase de gestação. Esse evento traz a consequência de uma brecha no meio da boquinha da criança. Nos casos mais comuns essas aberturas são exclusivamente nos lábios, mas em outros casos podem alcançar até o nariz e o céu da boca.

Especialistas por fim não descobriram qual o fato desse problema, mas já identificaram que o lábio leporino está conectado a alguns fatores que envolvem o termo genético, mas igualmente está conectado ao ambiente que a gestante fica. Talvez pode dificultar o bebê o evento de alguma pessoa apresentar em sua família, certo é um acontecimento mais comum.

Alguns fatores que favorecem esta questão igualmente pode ser o fato da mãe fumar entrementes a gestação, ser portadora de diabetes, usar medicamentos para se curar de epilepsia e mãe obesa. Todos esses fatores podem condizer favorecendo para que o bebê venha apresentar esse problema.

A descoberta é feita justamente entrementes a gravidez, através do exame de ultrassom. A única maneira de reversão desse mistério é a criança caminhar por uma cirurgia. Na pluralidade dos casos essa cirurgia é feita antecedente mente que o bebê completa um ano, mas afinal durante o seu desenvolvimento algumas outras reparações são feitas.

Fenda labial e fenda palatina , também conhecida como  fenda orofacial , é um grupo de doenças que inclui fenda labial (CL), fenda palatina (CP) e ambas juntas (CLP).O lábio leporino contém uma abertura no lábio superior que pode se estender até o nariz. A abertura pode ser de um lado, dos dois lados ou do meio. Uma fenda palatina ocorre quando o céu da boca contém uma abertura para o nariz. Esses distúrbios podem resultar em problemas de alimentação, problemas de fala, problemas de audição e infecções de ouvido frequentes. Menos da metade das vezes a condição está associada a outros transtornos.

A fissura labiopalatina é o resultado de tecidos da face que não se unem adequadamente durante o desenvolvimento. Como tal, são uma categoria de defeito de nascença. A causa é desconhecida geralmente. Os fatores de risco incluem fumar durante a gravidez, diabetes, obesidade, mãe idosa e certos medicamentos (como alguns usados ​​para tratar convulsões). A fenda labial e a fenda palatina geralmente podem ser diagnosticadas durante a gravidez com um exame de ultrassom.

Uma fenda labial ou palatina pode ser tratada com sucesso com cirurgia. Isso geralmente é feito nos primeiros meses de vida para fenda labial e antes dos 18 meses para fenda palatina. Fonoaudiologia e atendimento odontológico também podem ser necessários. Com tratamento adequado, os resultados são bons.

A fenda labial e palatina ocorre em cerca de 1 a 2 por 1000 nascimentos no mundo desenvolvido. CL é cerca de duas vezes mais comum em homens do que mulheres, enquanto PC sem CL é mais comum em mulheres. Em 2013, resultou em cerca de 3.300 mortes em todo o mundo, abaixo das 7.600 mortes em 1990. A condição era anteriormente conhecida como “lábio leporino” devido à sua semelhança com uma lebre ou coelho, mas agora esse termo é geralmente considerado ofensivo.

Sinais e sintomas

Se a fenda não afeta a estrutura do palato da boca, é chamada de lábio leporino. A fenda labial é formada na parte superior do lábio como uma pequena lacuna ou um recorte no lábio (fenda parcial ou incompleta), ou continua no nariz (fenda completa). A fenda labial pode ocorrer como uma condição unilateral (unilateral) ou bilateral (bilateral). É devido à falha de fusão dos processos nasais maxilar e medial (formação do palato primário).

Unilateral incompleto

Unilateral completo

Bilateral completo

Uma forma leve de lábio leporino é uma fenda microforma.Uma fenda microforma pode ter a aparência de uma pequena mossa na parte vermelha do lábio ou parecer uma cicatriz do lábio até a narina. Em alguns casos, o tecido muscular do lábio sob a cicatriz é afetado e pode exigir cirurgia reconstrutiva. Aconselha-se que os recém-nascidos com fenda por microforma sejam examinados por uma equipe craniofacial o mais rápido possível para determinar a gravidade da fenda.

Menina de seis meses antes de ir para a cirurgia para ter sua fenda labial completa unilateral reparada

A mesma menina, 1 mês após a cirurgia

A mesma garota, de 8 anos, a cicatriz quase desapareceu