Chá de sene-conheça o seu grande poder no seu corpo

chá de Senna

O chá Senna é um tratamento herbal popular feito das folhas da planta senna (normalmente Cassia acutifolia ou Cassia angustifolia ). Os ingredientes ativos são compostos chamados antraquinonas , que são laxantes poderosos.

O chá Senna também é usado para outras indicações, incluindo perda de peso. Há alguma evidência ligando o senna a certos benefícios laxantes, mas faltam investigações envolvendo o chá.

Benefícios para a saúde

Embora vários estudos tenham testado os efeitos do senna na forma de pó ou cápsula, muito poucos estudos analisaram os possíveis benefícios à saúde de beber chá de senna.

Alguns defensores sugerem que beber o chá pode promover desintoxicação e perda de peso. Até o momento, não há evidências de que o chá senna possa fornecer esses benefícios. Além disso, o uso de laxantes não é considerado uma maneira segura de perder peso ou reduzir a gordura corporal.

A maioria dos estudos científicos que investigam os benefícios para a saúde do senna concentra-se em seu potencial para uso no tratamento da constipação e outros distúrbios gastrointestinais.

Prisão de ventre

O chá Senna é mais comumente usado para constipação ocasional. Os pesquisadores descobriram que os compostos ativos no senna têm um forte efeito laxante. Eles trabalham irritando o revestimento do cólon, promovendo contrações e movimentos intestinais. Senna também impede que a água e os eletrólitos sejam reabsorvidos do cólon, o que aumenta os fluidos no intestino e amolece as fezes. 1

No entanto, uma grande revisão de pesquisa publicada no Canadien Journal of Gastroenterology não identificou o senna como um primeiro curso de ação no tratamento da constipação. Os autores do estudo disseram que a qualidade das evidências que apoiam o uso do senna é baixa. Eles também citaram preocupações com o fato de que as doses variam dependendo da preparação e não se sabe o suficiente sobre a segurança ou eficácia do uso a longo prazo.

Colonoscopy Prep

Senna tem sido usado em conjunto com outros agentes para a limpeza do cólon antes de se submeter à colonoscopia. A colonoscopia é um tipo de procedimento médico amplamente utilizado na triagem para o câncer de cólon . Algumas evidências apóiam esse uso, embora grande parte remonta às décadas de 1980 e 1990. 2

Outros distúrbios gastrointestinais

Às vezes, o chá de Senna é usado para a síndrome do intestino irritável (SII) e inchaço. Mas não há evidências científicas suficientes para apoiar o uso de chá de senna ou outras preparações de senna para tratar essas condições.

Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são geralmente leves e limitados quando usados ​​no tratamento a curto prazo da constipação. Desconforto no estômago, cãibras, diarréia, náusea e vômito são os efeitos colaterais mais comuns.

Senna pode interagir com certos medicamentos e suplementos. Tomar senna com diuréticos, por exemplo, pode causar níveis muito baixos de potássio no organismo.

Embora em alguns casos, o chá senna possa ser usado por um período mais longo, quando sob supervisão médica, o uso a longo prazo do chá senna e doses mais altas tenham sido associadas a problemas graves de saúde, como lesão hepática, distúrbios eletrolíticos e alterações cardíacas. ritmos.

Em um relatório de 2005 da Annals of Pharmacotherapy, uma mulher de 52 anos relatou ingerir um litro de chá de senna por dia por mais de três anos e sofreu insuficiência hepática aguda. Os autores do relatório determinaram que o dano hepático do paciente era provavelmente o resultado de sua ingestão excessiva de chá de senna. 4

Se você estiver grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de usar o chá senna. Alguns estudos sugeriram que o uso do senna não aumenta a incidência de anormalidades congênitas, mas são necessários mais estudos para ter certeza. 5

Seleção, Preparação e Armazenamento

O chá Senna está amplamente disponível em lojas de produtos naturais, lojas de vitaminas e online. Muitas vezes, as folhas de chá são combinadas com outros ingredientes, por isso é importante ler os rótulos dos produtos antes de comprá-los.

Infelizmente, muitos vendedores de chá fornecem um rótulo complementar sobre os fatos, mas podem alegar fornecer uma “mistura proprietária”. Quantidades específicas para cada erva contida no chá não são listadas, portanto você não tem como saber a dose específica de senna.

Além disso, não há dose padronizada de senna. Quando os pesquisadores o estudam para o tratamento da constipação geral, a dose habitual é de 17,2 mg por dia. Estudos científicos sugerem que você não deve tomar mais de 34,4 mg duas vezes ao dia. Em idosos, 17 mg por dia foram utilizados. Para constipação após a gravidez, foram utilizados 28 mg em duas doses divididas.

O desafio de tomar o chá senna é que, diferentemente das cápsulas, é difícil controlar a dosagem ao preparar uma xícara de chá. Mesmo que a quantidade do composto ativo em cada saquinho de chá fosse listada, o tempo de infusão afetaria a dosagem.

Além disso, a quantidade de ingrediente ativo varia de produto para produto, e alguns produtos de chá senna são combinados com outras ervas laxantes estimulantes, como cascara sagrada ou ruibarbo.

Se você ainda está pensando em experimentar o chá de senna, lembre-se de que ele normalmente começa a funcionar dentro de seis a 12 horas após o consumo. Geralmente é tomado antes de ir para a cama, criando o desejo de defecar na manhã seguinte.

Finalmente, nem todo mundo responde ao chá de senna. Se você não notar uma diferença nas fezes após tomar a quantidade recomendada, não aumente a ingestão, pois isso pode resultar em efeitos indesejados.

Perguntas comuns

Como é o sabor do chá senna?

Muitos descrevem o chá de senna como um pouco doce com tons amargos. Mas o sabor do chá que você compra pode variar com base em outros ingredientes. Algumas pessoas adicionam mel ou misturam chá de senna com chá verde para um sabor mais agradável.

Existem outros tratamentos naturais para a constipação?

Se você ou alguém que você conhece estiver constipado, é uma boa ideia conversar com seu médico se você ainda não o fez. Existem muitas causas de prisão de ventre e algumas podem ser tratadas de maneira eficaz com outras medidas, como adicionar certos alimentos ricos em fibras à sua dieta. Em alguns casos, a constipação pode sinalizar uma condição subjacente, como um distúrbio da tireóide. Tratar a condição subjacente pode proporcionar alívio da constipação.