Segredos e mistérios ocultos em obras-primas antigas – Última ceia de Leonardo Da Vinci

Última ceia de Leonardo Da Vinci

Leonardo da Vinci, cujas capacidades inventivas e artísticas estavam bem à frente da época em que viveu, foi de fato uma figura polêmica em nossa história. Sua engenhosidade deixa oportunidades para todos os tipos de teorias da conspiração.

A pintura da Última Ceia que se encontra em exposição no refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, criada entre 1495 e 1498, ainda nos deixa com muito que se pode especular.

 

A parte óbvia da pintura são os 13 personagens à mesa que incluem Jesus e os 12 apóstolos, a figura que criou a superstição sobre o número 13 . Olhando mais de perto, surge uma ambigüidade de quem está segurando a faca à esquerda de Jesus.

 

Jesus e 12 apóstolos

Embora a impressão seja de que é a mão de São Pedro, uma ilusão de ótica parece dizer, em uma explicação simbólica, a faca na mão que não pertence a ninguém à mesa é considerada a mão do traidor cuja identidade não é ainda conhecido.

Símbolos de faca, bolsa e sal

Ao mesmo tempo, Jesus espelha o gesto de Judas ao escolher o pão, o que dá um sinal secreto de que existe um traidor entre eles. Judas está segurando uma pequena bolsa, que provavelmente contém moedas de prata – o preço recebido pela traição.

 

 

Leonardo Da Vinci foi um gênio envolto em mistério. Este próprio fato levanta muitas questões sobre as mensagens secretas em suas obras. Se vale a pena investigar esses é uma questão de debate.

Muito crédito relacionado às teorias da conspiração vai para o autor Dan Brown, que escreveu o livro, o Código Da Vinci. Por mais sensacional que o livro possa ser, ainda é uma obra de ficção.

Entre outras coisas, o livro levanta a questão de quem é a figura que resta de Jesus. É João ou Maria Madalena? A letra imaginária “M” conectando esses dois poderia levar a uma segunda especulação.

A arte de Leonardo da Vinci

João ou Maria Madalena?

A aparência feminina pode ter uma explicação simples sobre a aparência de alguns rapazes e que é como John às vezes era retratado. Ao mesmo tempo, há mais uma obra de Da Vinci de um rosto bastante feminino em João Batista, pintada entre 1513 e 1516.

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci: São João Batista / Foto: Flickr, da galeria de  Dennis Jarvis

E também há outros trabalhos que vêm com novas suspeitas e possíveis descobertas.

A ideia de virar e sobrepor as fotos de Da Vinci que a amadora italiana Slavisa Pesci teve há cerca de 10 anos é bastante sensacional. Leonardo da Vinci era conhecido por espelhar até mesmo sua escrita. Portanto, a ideia de significados ocultos, embora tentadora, não está totalmente fora de lugar.

Conceito de espelhamento descrito por Slavisa Pesci

Quando você vê os resultados de tal edição, novas figuras aparecem, incluindo aparentemente uma mulher segurando uma criança, ou cavaleiros … e muitas novas questões surgem.

É preciso uma paixão sem fim para estudar uma obra-prima e sempre há algum romance nessas explicações desconhecidas e possíveis que nos levam a mais áreas ainda não estabelecidas. Afinal, temos permissão para nossa imaginação.

Por fim, não é inconcebível que um mestre como Da Vinci coloque os enigmas apenas para se divertir.

Fotos: Shutterstock / Edição gráfica: Martina Advaney

Tradução do site: youth-time