Terremoto de magnitude 6,5 abalou o remoto oeste de Nevada na sexta-feira de manhã e, de acordo com o United States Geologic Survey, foi amplamente sentido desde Los Angeles até Salt Lake City e até a fronteira com o Oregon. Uma sequência de tremores secundários consideráveis se seguiu.
O terremoto ocorreu às 4h03, a cerca de 55 km de Tonopah, aproximadamente a meio caminho entre Reno e Las Vegas, com uma profundidade de 2 km. O epicentro ficava a 123 milhas a sudeste de Carson City, a 126 milhas a sudeste de Lake Tahoe.
Mais de uma dúzia de tremores secundários se seguiram, incluindo um tremor de 5,1 e seis tremores de magnitude 4,0 e acima.
O agitador de 6,5 ocorreu ao longo de uma falha de escorregamento na crosta rasa da placa da América do Norte em uma área sísmica ativa pousada na fronteira Califórnia-Nevada, de acordo com o USGS.
Nos últimos 50 anos, esta região sofreu cerca de duas dúzias de terremotos de 5,0 e mais, e a última vez que viu um desse tamanho foi em janeiro de 1934, quando um terremoto de 6,5 atingiu cerca de 40 quilômetros do epicentro de hoje.
Não houve nenhuma palavra inicial sobre danos ou ferimentos resultantes do terremoto. Mais informações sobre este terremoto estão disponíveis na página do evento USGS .
Veja os alerta mais recentes sobre terremotos do USGS, relate a atividade de terremotos e faça um tour pelos mapas interativos de falhas na seção de terremotos.
Leave a Reply