Vespas asiáticas ‘assassinas’ são vistas pela 1ª vez nos EUA

Vespas asiáticas ‘assassinas’ são vistas pela vez nos EUA
Centenas de grandes vespas asiáticas, às vezes chamadas de “vespas assassinas”, foram encontradas no estado americano de Washington. As autoridades da agricultura disseram que os insetos representam uma ameaça para os seres humanos e para a indústria da apicultura.
O inseto pode crescer até 6,35 cm de comprimento. Sua picada pode ser mortal para algumas pessoas. Um nativo do leste e sudeste da Ásia, o inseto invasor está começando a sair da hibernação no inverno.

“Eles são como algo tirado de um desenho animado de monstro com esse enorme rosto amarelo-laranja”, disse Susan Cobey. Ela cria e estuda abelhas na Washington State University, ou WSU.

A universidade disse que não se sabe como ou onde as vespas chegaram à América do Norte. Eles provavelmente chegaram em um navio atracando em um dos portos de Washington. Transportar os insetos de propósito violaria a lei dos EUA.

O zangão foi visto pela primeira vez nos EUA em dezembro passado, quando oficiais do estado confirmaram dois relatórios perto de Blaine, Washington. Dois relatórios prováveis, mas não confirmados, também vieram de Custer, Washington, ao sul de Blaine.

As vespas normalmente vivem nas florestas e montanhas baixas da Ásia e se alimentam de grandes insetos, incluindo vespas e abelhas. Seu ciclo de vida começa em abril, quando as rainhas saem da hibernação e procuram lugares subterrâneos para construir seus ninhos. As vespas são mais destrutivas no final do verão e no início do outono. Eles atacam colmeias de abelhas, matando abelhas adultas e comendo seus filhotes.

Os agricultores dependem das abelhas para polinizar muitas culturas importantes do noroeste, como maçãs, mirtilos e cerejas. Com a ameaça de grandes vespas, os apicultores podem ser menos propensos a “trazer suas colméias para cá”, disse o cientista da extensão do condado de Island, Tim Lawrence.

Todd Murray é um especialista em insetos e espécies invasoras da WSU. Ele disse que agora é a hora de lidar com as vespas. “Precisamos ensinar as pessoas a reconhecer e identificar esse vespão enquanto as populações são pequenas, para que possamos erradicá- lo enquanto ainda temos uma chance”, disse Murray.

Sven Spichiger, um entomologista

Sven-Erik Spichiger faz parte do Departamento de Agricultura do estado de Washington. Ele alertou as pessoas contra a tentativa de destruir os ninhos das vespas e pediu que entrassem em contato com autoridades.

Spichiger disse que as vespas geralmente não têm como alvo as pessoas, mas podem atacar quando ameaçadas. Ele acrescentou: “a maioria das pessoas consegue sobreviver a uma ou duas picadas”, mas algumas podem não sobreviver a várias picadas do inseto grande.

Eu sou John Russell.

John Russell adaptou esta história com base em relatórios da Reuters e da Associated Press. Hai Do foi o editor.

_____________________________________________________________

Palavras nesta história

picada – n. uma lesão causada quando um inseto ou animal o pica

invasivo – adj. tendendo a se espalhar

hibernação – n. Do hibernate: passar o inverno dormindo ou descansando

monstro – n. uma criatura imaginária estranha ou horrível

desenho animado – n. um filme ou programa de televisão feito fotografando uma série de desenhos: um filme de animação ou programa de televisão

doca – v. para trazer um navio ou barco para uma doca

ciclo de vida – n. a série de etapas pelas quais um ser vivo passa desde o início de sua vida até sua morte

polinização – n. botânica: mover o pólen de uma flor para outra

colmeia – n. um ninho de abelhas

erradicar – v. remover (algo) completamente: eliminar ou destruir (algo prejudicial)

Fonte: learningenglish