David Prowse, o campeão britânico de levantamento de peso e homem por trás da máscara de Darth Vader, morreu. Ele tinha 85 anos.
Na manhã de domingo, a empresa de gerenciamento do ator compartilhou nas redes sociais a notícia de sua morte “com grande pesar e uma tristeza de partir o coração para nós e milhões de fãs ao redor do mundo.”
Prowse vestiu o traje de Darth Vader na trilogia Star Wars original , enquanto James Earl Jones forneceu a voz icônica do vilão. Com uma altura imponente de 6 pés e 7 polegadas, o ator foi originalmente oferecido a escolha entre o papel de Vader ou Chewbacca. Em entrevista à NPR em 2008, Prowse explicou porque escolheu o vilão.
“Bem, se você pensar em todos os filmes que você já viu onde existem vilões e vilões … você sempre se lembra dos vilões”, disse ele.
O imponente Prowse também é conhecido por seu papel como guarda-costas em A Clockwork Orange, de Stanley Kubrick . Acostumado a interpretar monstros enormes, Prowse retratou a criatura de Frankenstein em três filmes distintos: Casino Royale (1967), O Terror de Frankenstein (1970) e Frankenstein e o Monstro do Inferno (1974). Ele também fez uma participação especial no popular programa britânico de ficção científica Doctor Who como um minotauro.
Valdemiro Santiago ‘perde’ a própria mansão depois de ser expulso da televisão
De 1971 a 1990, Prowse era conhecido por muitas crianças como o Homem da Cruz Verde, um porta-voz da segurança no trânsito na Inglaterra. Em um artigo de 2014 para o The Guardian , Prowse disse que seu papel como o Homem da Cruz Verde foi “o melhor trabalho” que ele já teve.
“Muitas pessoas me conhecerão por ser o vilão definitivo da tela, Darth Vader de Star Wars”, escreveu ele. “Mas ser um ‘goodie goodie’ e liderar a campanha do Código da Cruz Verde, ajudando a salvar milhares de vidas sempre foi a maior honra.”
Antes de seu trabalho no cinema, Prowse foi um campeão de fisiculturismo e consultor de fitness. Ele possuía três academias em Londres e treinou Christopher Reeve para seu papel como Superman.