A princípio, o Serasa (Centralização do serviço bancário) considera bem mais relevante, os bons hábitos de pagamento, em oposição a um histórico de dívidas que se liga a um CPF. Como resultado o Score 2.0, é um novo cálculo envolvendo a pontuação no Serasa, onde a melhor pontuação facilita a aprovação de linhas de crédito e melhores juros. Sob o mesmo ponto de vista, prevê um menor risco de endividamento e inadimplência pelo pagador.
Primeiramente, essa nova pontuação no Serasa está usando esse novo formato apenas só no próprio aplicativo. Porém, as instituições financeiras que consultem o CPF de clientes, possivelmente terão acesso a essa atualização.
A Serasa teve a sua criação em 1968, em uma iniciativa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), como uma ação de cooperação entre vários bancos, padronizando relatórios e formulários. Dessa forma, facilitou a criação de uma ficha cadastral única, com o objetivo de agilizar as decisões bancárias e melhorar o controle do sistema financeiro.
Assim, com a pontuação no Serasa, com essa nova forma de calcular, a instituição obtém a métrica que avalia o risco de inadimplência das pessoas físicas. Através dessa nova conta, alguns usuários do aplicativo podem perceber diferença na sua pontuação.
Consulte aqui: www.serasa.com.br/score/manual-do-score-serasa
Como funciona a nova pontuação no Serasa
O Score Serasa, teve a sua utilização desde 2017, com efeito, para fazer uma avaliação do risco de crédito de pessoas. Em suma, um tipo de avaliação da vida financeira de indivíduos.
Agora, o novo Score 2.0, deve priorizar as informações do Cadastro Positivo, o qual define o pagamento correto das dívidas de cada pessoa. Do mesmo modo, nesse Cadastro estão as informações de financiamentos e dos Cartões de Crédito. O pagamento em dia de dívidas, diminui o peso no histórico dessas despesas de um cliente.
A princípio, o novo Score 2.0 irá manter essa pontuação no Serasa de zero a mil, em concordância com os moldes de risco. Aos pagadores que estiverem com a pontuação superior a 701, terá uma classificação de “pagador muito bom”. Anteriormente, para se atingir essa classificação, era exigido a marca de 800 pontos.
Do mesmo modo, a pontuação no Serasa, no novo Score 2.0 que estiver perto de Mil, recebe a classificação de “bom pagador”, ou seja, que paga suas contas em dia, com frequência. Por fim, No entanto, os indivíduos com uma pontuação mais próxima de zero, terá um risco maior de aceitação de crédito.
Faixa de Score Score 1.0 (antigo) Novo Score 2.0
Muito bom 800-1000 701-1000
Bom 600-800 501-700
Regular 400-600 301-500
Baixo 0-400 0-300
Uma mudança muito positiva aconteceu, nessa nova pontuação do Serasa, em relação ao comportamento de uma pessoa. As dívidas com cartão de crédito, consórcio, empréstimos consignados e financiamentos, inclusive, o tempo e tipo dos contratos tem agora um peso de 72%. Antes era de 26%.
Por outro lado, as informações de dívidas, histórico de regularização e em aberto eram o peso maior de 57%, tornando-se agora, uma importância de apenas 19% na pontuação no Serasa, no novo Score 2.0.
- Leia mais:
- Oportunidade de trabalho! Habib’s abre vagas de emprego!
- Mudar a cor da parede! A tecnologia nos Aplicativos gratuitos!
- A Melhor Cirurgia Plástica! Sobre as melhores Clínicas do Brasil!
Leave a Reply