Conheça a evolução da TV por assinatura
A TV por assinatura surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 40 e a princípio, era utilizada para levar sinais de TV aberta para comunidades muito afastadas dos centros dos estados, onde o sinal de televisão era extremamente ruim.O sinal das primeiras TVs por assinatura eram enviados através de cabos de transmissão e por isso foram nomeadas como “TV a cabo”.
Esses cabos só passaram a transmitir sinais exclusivos muito tempo depois, mais precisamente em 1972, com o surgimento do canal HBO, que na época transmitiu pela primeira vez um jogo de hóquei e depois um filme, para apenas 365 lares da Pensilvânia, nos EUA, que pagaram para ter esse benefício exclusivo.A ideia deu tão certo e foi tão visionária para os comerciantes do país, que o cabo virou a sensação do país nos anos 80.
De 1984 a 1992, foram investimos aproximadamente 15 bilhões de dólares para cabear as ruas das cidades dos Estados Unidos.Com o sucesso absoluto do canal HBO, passaram a surgir outros canais como: ESPN, MTV, CNN e até mesmo o Black Entertainment Television, um canal que só exibia conteúdos exclusivos para pessoas pretas.
O surgimento da TV por assinatura no Brasil
O Brasil sempre esteve atrás na questão de desenvolvimento das tecnologias.Quando as primeiras TVs a cabo estavam surgindo nos EUA, aqui no Brasil ainda não existiam nem mesmo os aparelhos de televisão.E foi somente em 1989 que a TV a cabo surgiu no Brasil com a transmissão de canais exclusivos apenas para assinantes.Os canais pioneiros no Brasil, assim como nos Estados Unidos, foram a MTV, a CNN e o Canal+ ou Canal Plus.Por volta de 1991, grandes nomes dos grupos de comunicação passaram a investir no setor de novas tecnologias.
O primeiro grupo a investir no setor foi a Globo, que desenvolveu o canal Globosat. Logo em seguida, o Grupo Abril entrou na jogada e criou a TVA. O Grupo Algar e o RBS também entraram na disputa para lançar canais na TV a cabo.
O crescimento acelerado da TV por assinatura
Entre 1999 e 2000, a TV por assinatura passou a se desenvolver de uma forma atípica e foi nesse período que ela se desenvolveu rapidamente.Em 1999, também foi criada a lei que exigia que as operadoras de TV trabalhassem somente através de licitações.
Essa lei foi responsável por grande parte do crescimento da TV por assinatura, pois com ela, mais opções de operadoras chegavam ao mercado e mais pessoas passaram a contratar os seus serviços.É durante esse período que nascem empresas como SKY e NET TV.
Em 2002 discutiu-se novos rumos para a TV por assinatura
Em 2001, o país passou por uma grande crise no setor cambial, onde os cabos da TV por assinatura já não estavam mais dando conta de atender todas as demandas dos clientes e começaram a não se adequar ao crescimento dos canais.
Através dos cabos não era muito fácil lançar canais digitais e era isso que os telespectadores mais queriam no momento.Com canais digitais, a imagem e o som dos conteúdos seriam muito melhores do que os cabiais e foi por isso, que em 2002, passou-se a discutir como seriam feitas as melhorias na transmissão dos canais.
Nos anos seguintes, a TV por assinatura cresceu exponencialmente
Mais precisamente, em 2005, passou-se a discutir sobre o uso do tipo de transmissão através de MMDS, que nada mais é do que uma tecnologia de comunicação que não utiliza fios para transmitir sinais para as residências.
Empresas como NET e SKY investiram pesadamente nessa nova tecnologia para conseguirem atingir mais pessoas e mais residências por todo o país.Com essa nova tecnologia no mercado, seria mais fácil distribuir os sinais dos melhores canais para os telespectadores.
Em 2007 nasceu o primeiro canal HD do país
A partir do uso da MMDS foi possível que o Grupo Globo lançasse o primeiro canal HD do país: o Globosat HD.
De 2007 pra frente a evolução da TV por assinatura aconteceu rapidamente
Com o nascimento do primeiro canal HD do país, as operadoras que tinham as licenças para funcionar, passaram a investir pesadamente em canais HD e nas estratégias para trazer canais HD de fora.A variedade de canais disponibilizados pelas TV por assinatura, despertou nas pessoas um intenso interesse nas pessoas de assinarem os planos de TV disponíveis.
A escassez de canais e conteúdos na TV aberta também fez com que o público procura-se assinar canais de TV por assinatura.
A SKY é uma das primeiras TVs por assinatura do país
A SKY foi uma das primeiras operadoras do país a investir pesadamente em TV por assinatura e em suas tecnologias e é por esse motivo que hoje, ela oferece uma qualidade de sinal e som imbatíveis através do seu sinal digital.Além disso, a sua programação conta com canais exclusivos e diversos, que agradam todos os tipos de público, são canais de esportes, noticiários, documentários, séries, filmes e muito mais.
Por isso, se você está procurando uma operadora de TV para contratar um plano para sua residência, o ideal é assinar um pacote de SKY TV.
A SKY TV além de oferecer os melhores serviços, conta com experiência de mercado.