A princípio, pensar em construir uma casa, um espaço a mais ou reformar um ambiente, está no sonho de qualquer pessoa. Em contra partida, o ponto sensível que dificulta esse sonho, está ligado diretamente ao custo de uma construção.
O maior problema não está no fato de gastar mais dinheiro do que o esperado. Um mau orçamento incorreto pode atrasar a obra e, como resultado, a qualidade pode ser menor por se procurar compensar o tempo e o custo de uma construção. Nesse sentido, é essencial o controle efetivo dos processos e o planejamento eficiente do orçamento.
Dicas que auxiliam no custo de uma construção
Um ponto importante é que, nem todo o profissional em plano de custo de uma construção, possui o controle total do orçamento. Da mesma forma, uma ampla pesquisa de preços ainda não é suficiente, no conhecimento do custo de uma construção.
Antes de tudo, o fator mais eficiente para um orçamento correto do custo de uma construção, engloba muitos pontos. Assim como, conhecer bem o projeto e ver os possíveis riscos é o primeiro passo. Além de tudo, deve-se controlar o tempo, com atenção nas etapas e um método satisfatório do controle geral.
Primeiramente, quando se pensa no custo da construção de qualquer espaço, a métrica tradicional é indicada no gasto total, com a estimativa de 60% para os materiais e de 40% com o custo da mão de obra.
Para garantir a maior eficiência, acima de tudo, deve-se ter um plano de procedimento organizado para um bom projeto. Dessa forma, exige-se atenção com as despesas e controle de tudo.
Fundamentos sobre o custo de uma obra
1 – Projeto e aprovação de documentos: estima-se entre 3% e 5% do custo
É mais fácil cumprir o cronograma de todo o projeto, quando se tem a posse desse documento. Isso torna a previsão do custo de obra mais acertada e, da mesma forma, facilita o cumprimento do cronograma.
Por outro lado, deve-se necessariamente cumprir com os custos e prazos, em relação às aprovações junto aos órgãos fiscalizadores e outras burocracias, para garantir que a construção caminhe bem e sem preocupações.
2 – Estrutura inicial: gasto médio de 3%
Essa etapa envolve o preparo do canteiro da obra: instalar o barraco de obra, colocar tapumes, instalação do quadro de energia, mobilização de equipes e outros preparativos.
A estrutura tem variações conforme o porte da construção, condições do local e outras decisões que possam influir no custo de uma construção.
3 – Fundações: estimativas de 3% e 7%
As fundações podem ser num tempo menor e com custos menores, o que depende muito do terreno. ou mais complexa e cara. Em síntese, essa etapa compreende a movimentação de terra, escavações, construção de muro de arrimo caso seja necessário, além disso, as fundações necessárias da própria obra.
4 – A principal Estrutura: custo de 12% a 20%
As técnicas construtivas possuem características específicas. A decisão nesta etapa irá depender de uma análise bastante crítica, do proprietário da obra e da equipe responsável, para definir o uso adequado da melhor técnica, inclusive, com análise do custo da construção.
Leia também: Aprenda criar seu Avatar
Parte final no custo da construção
5 – Fechamentos: média de 10% e 19%
Referem-se aos materiais de alvenaria (areia, cimento, tijolos), muros, janelas, portas, portões, etc. É necessária uma escolha de forma muito criteriosa. Antes de mais nada, com atenção não somente ao custo de compra e eficiência dos materiais, mas, com conhecimento sobre a manutenção da obra ao longo do tempo.
6 – Cobertura: média de 3% e 5%
A estimativa é referente ao custo de uma construção com um telhado padrão, de quatro águas, com estrutura de madeira, telhas de cerâmica, rufos, calhas e impermeabilização. Contudo, para coberturas mais sofisticadas ou com inclinação mais acentuada, logo, os custos serão em consequência, mais elevados.
7 – Instalações elétricas: estimativa de 8%
Incluem os gastos com fios condutores, tomadas, conduítes, quadro de força, interruptores e disjuntores Bem como, cabos de lógica e telefonia, sistema de aterramento e vários outros materiais.
8 – Instalações hidráulicas: entre 9% e 12%
Se optar pela instalação de sistemas de captação de água da chuva, terá um custo maior, em contrapartida, terá também uma economia de consumo com o passar do tempo. Esta opção influencia bastante na redução de impacto ambiental de uma construção.
9 – Acabamentos: de 20% a 38%
Antes de mais nada, esta é a etapa que requer a maior atenção no custo de uma construção. A enorme variedade de produtos dessa área, influencia as pessoas a perderem o controle no momento da compra de materiais. Nesta etapa de acabamento estão os pisos, rodapés, tinta, porcelanatos, etc.
10 – Finalização: gasto médio de 1%
Esta etapa reúne os retoques, arremates e, sobretudo, a limpeza. Nesta etapa acontecem os reparos finais, como causa do intenso manuseio de ferramentas e por várias outras atividades que estavam ocorrendo no local. Por último, a limpeza do local, destinando de forma correte os materiais que estejam na área da construção.
Última informação importante
Segundo informações atualizadas da AECweb, em março de 2021, o custo do metro quadrado na construção civil brasileira foi em média de R$ 1.338,35. A avaliação é do Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi). E as informações vêm do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A AECweb é uma rede estruturada de conteúdo, serviços e ferramentas digitais que conecta profissionais, empresas, projetos e produtos no setor da construção civil.
É considerado o único portal especializado que agrupa diretório de fornecedores, catálogo de produtos e materiais, acervo de projetos, comércio eletrônico, ferramentas de especificação, estudos de caso, entidades, web seminários, vídeos e conteúdo especializado que define de maneira prática os temas mais relevantes da área de custos de uma construção.
Tabela de referências para o custo da mão de obra em todo o Brasil
- Brasil e Regiões Geográficas – Global
- Brasil e Regiões Geográficas – Componente Materiais
- Brasil e Regiões Geográficas – Componente Mão de obra
- Brasil e Regiões Geográficas – Componente Despesa Administrativa
- Brasil e Regiões Geográficas – Componente Equipamento
- CUB/m² – Unidades da Federação – Global
- CUB/m² – Unidades da Federação – Componente Materiais
- CUB/m² – Unidades da Federação – Componente Mão de obra
- CUB/m² – Unidades da Federação – Componente Despesa Administrativa
- CUB/m² – Unidades da Federação – Componente Equipamento
- Valor do Projeto-Padrão Representativo – por UF e CUB/m² Brasil – por Regiões e Média Brasil
- Valores dos materiais de construção, mão de obra, despesa administrativa e equipamento
- Evolução do valor médio dos materiais, mão de obra, despesa administrativa, equipamentos – Brasil
- Encargos Sociais (%) e Mês da Data-base na Construção Civil – Sinduscons Estaduais
- CUB/m² Médio Brasil – Composição e suas respectivas variações
- CUB/m² – Médio Brasil – Evolução e participação (%)
Leave a Reply