Oito pessoas foram mortas em um show de Travis Scott em Houston

O que saber sobre a tragédia do Astroworld em Houston

Os investigadores disseram que uma multidão subiu em direção ao palco, mas a causa permanece desconhecida.

O prefeito Sylvester Turner, de Houston, falou aos repórteres durante uma coletiva de imprensa sobre as oito mortes durante o festival de música Astroworld na noite de sexta-feira.
O prefeito Sylvester Turner, de Houston, falou aos repórteres durante uma coletiva de imprensa sobre as oito mortes durante o festival de música Astroworld na noite de sexta-feira

Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas mais ficaram feridas em um show em Houston, depois que uma grande multidão começou a se mover em direção à frente do palco durante uma apresentação do rapper Travis Scott.

O show fez parte do festival de música Astroworld, evento de dois dias que começou na sexta-feira. Cerca de 50.000 pessoas estavam reunidas lá na noite de sexta-feira, quando os ferimentos ocorreram, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Houston.

Pareceu ser um dos desastres de controle de multidão mais mortais em um show nos Estados Unidos em muitos anos, relembrando a multidão em 1979 fora das portas de um show do Who em Cincinnati que deixou 11 pessoas mortas e surpreendeu o país.

Aqui está o que sabemos até agora.

A causa do aumento continua sob investigação.
Ainda não estava claro o que levou a multidão a avançar, mas testemunhas descreveram uma cena caótica antes e durante o show, com muitas pessoas atrás tentando correr para a frente. Um frequentador de concertos, Neema Djavadzadeh, disse que o evento foi “agitado desde o início”.

Os sinais de problemas não foram imediatamente aparentes.

Vídeos postados por espectadores nas redes sociais mostraram uma cena caótica perto do palco, com algumas pessoas na multidão implorando por ajuda e outras sem saber de nenhum problema sério.

Em um vídeo, que foi postado no YouTube, mas já foi removido, o Sr. Scott estava no palco e ouviu dizer à multidão: “Eu quero ver alguns rancores. Quem quer ficar com raiva? ” Momentos depois, ele podia ser ouvido dizendo: “Há uma ambulância no meio da multidão, uou, uou, uou, aparentemente tentando acalmar a comoção.

Por vários segundos, não houve música. O Sr. Scott olhou para a multidão e as luzes vermelhas e azuis de uma ambulância puderam ser vistas em meio ao mar de pessoas.

Então, o Sr. Scott disse: “Se todos estão bem, coloque o dedo do meio no céu”. À medida que a música recomeçava, o Sr. Scott incitou a multidão a fazer o “chão tremer”.

O show continuou por cerca de mais 30 minutos, então terminou com o Sr. Scott acenando para a multidão e correndo para fora do palco enquanto dizia: “Eu amo vocês. Deixe-o em casa seguro. Boa noite!”

A segurança foi adequada?

O prefeito da cidade, Sylvester Turner, disse que é muito cedo para dizer se a operação de segurança foi adequada ou o que causou as mortes.

O prefeito, que conhece a família de Scott há anos, descreveu uma operação robusta de segurança.

“Tínhamos mais segurança lá do que nos jogos da World Series”, disse ele, lembrando que o evento aconteceu em propriedade do condado, com segurança organizada pela prefeitura de Houston.

Havia 505 membros da equipe de segurança do evento, 91 oficiais de segurança privada armados e 76 oficiais do Departamento de Polícia de Houston no evento, disseram as autoridades em uma entrevista coletiva.

As autoridades decidiram não encerrar o show muito rapidamente.
Live Nation, o organizador do show, interrompeu o show cerca de 30 minutos antes do planejado, por volta das 22h10 – 40 minutos depois que as autoridades municipais disseram que o “evento de vítimas em massa” havia começado.

O chefe da polícia de Houston, Troy Finner, disse que as autoridades temem que o término rápido do show possa piorar a situação.

“Você não pode simplesmente fechar quando você tem 50.000 e mais de 50.000 indivíduos”, disse ele. “Temos que nos preocupar com distúrbios, tumultos, quando você tem um grupo tão jovem.”

As vítimas eram jovens.

A multidão era jovem. Oito pessoas, com idades entre 14 e 27 anos, com uma idade desconhecida, morreram. Centenas de pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de 10 anos que foi levada a um hospital.

Entre os que morreram estão: Franco Patino, 21, aluno do último ano da Universidade de Dayton, em Ohio; John Hilgert, 14, um calouro na Memorial High School perto de Houston; Brianna Rodriguez, 16, aluna da Heights High School em Houston; Rudy Peña de Laredo, Texas; Danish Baig, cujo irmão disse que estava tentando salvar uma cunhada de ser pisoteada; Jacob E. Jurinek, 20, um júnior na Southern Illinois University Carbondale; e Axel Acosta, 21, aluno do terceiro ano da Western Washington University em Bellingham, Wash.

Os shows de Travis Scott são conhecidos por sua energia caótica.

Desde que saiu de Houston no início de 2010, Scott se tornou uma das figuras mais ambiciosas do rap, ultrapassando os limites do empreendedorismo e do papel do artista como fornecedor de produtos de marca e eventos de fãs.

O festival de música Astroworld, agora em sua terceira iteração, leva o nome de seu álbum “Astroworld” de 2018, que gerou debate na indústria da música sobre o uso extensivo de pacotes de varejo de Scott , usando vários itens de mercadoria – suéteres, camisetas, cinzeiros e muito mais – para ajudar a impulsionar as vendas do álbum e impulsionar sua posição na parada da Billboard.

Scott também ganhou reputação por concertos que apresentam uma produção de palco de alto conceito, bem como uma energia selvagem e caótica de seu público.

Em 2015, Scott se declarou culpado de acusações de conduta imprudente depois de encorajar os fãs no Lollapalooza em Chicago a escalar as barricadas de segurança e subir no palco. Dois anos depois, Scott foi processado por um fã que disse que ele ficou paralisado depois de ser empurrado de uma varanda do terceiro andar e arrastado para o palco enquanto o rapper se apresentava em Manhattan.

Travis Scott durante sua performance.Crédito…Amy Harris / Invision / Associated Press

Logo após o show do Astroworld, Kylie Jenner, namorada do Sr. Scott, postou uma resposta em uma história no Instagram.

“Travis e eu estamos quebrados e arrasados”, disse ela, oferecendo condolências aos entes queridos das vítimas. “Quero deixar claro que não estávamos cientes de nenhuma fatalidade até que a notícia saísse após o show e em nenhum mundo teríamos continuado a filmar ou se apresentar”.

Observadores criticaram o artista e os organizadores do evento por não interromperem o show antes, uma vez que a violência e o caos se tornaram evidentes.

O Sr. Scott também postou uma história em vídeo em sua conta no Instagram.

“Honestamente, estou arrasado e nunca poderia imaginar algo assim acontecendo”, disse Scott, esfregando a testa de maneira perturbada. “Vou fazer tudo o que puder para manter vocês atualizados e apenas mantê-los informados sobre o que está acontecendo. Amo todos vocês.”

Informação do site  www.nytimes.com