Testada em um pequeno grupo de voluntários de saúde, a vacina provocou uma resposta imune e não produziu efeitos colaterais graves.
A PRIMEIRA VACINA PARA COVID-19 a ser testada em humanos parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imune contra o vírus.
O fabricante da vacina, moderna, disse na segunda-feira que os resultados são baseados nos resultados das oito primeiras pessoas que receberam duas doses da vacina mRNA-1273 a partir de março.
Os voluntários saudáveis criaram anticorpos contra o COVID-19 que foram testados em células humanas em laboratório. Os anticorpos produzidos pelos voluntários foram capazes de impedir a replicação do vírus, a chave para uma vacina eficaz.
Moderna disse que os níveis de anticorpos correspondiam aos encontrados em pessoas que contraíram o vírus na comunidade e se recuperaram. A empresa pode agora avançar em um cronograma acelerado, iniciando sua próxima fase, que inclui um estudo de 600 pessoas.
A empresa disse que a vacina era “geralmente segura e bem tolerada”, com um perfil de segurança semelhante a outras vacinas contra doenças infecciosas, moderna.
A única incidência de um evento adverso de grau 3, ou efeito colateral, foi vermelhidão no local da injeção em um voluntário. Nos ensaios clínicos, os eventos adversos têm cinco níveis, sendo o grau 3 classificado como grave. Não foram observados incidentes de grau 4 ou 5.
Stéphane Bancel, CEO da Moderna, disse em um comunicado à imprensa que “a equipe Moderna continua se concentrando em avançar o mais rápido possível com segurança para iniciar nosso principal estudo da Fase 3 em julho”.
A Moderna está investindo para aumentar a produção, a fim de maximizar o número de vacinas que pode produzir “para ajudar a proteger o maior número possível de pessoas do SARS-CoV-2”, o vírus que causa o COVID-19, acrescentou o Bancel.
Auxílio R$ 600: Por que o calendário da 2ª parcela afinal não saiu?
Vários estudos testando a eficácia e segurança de possíveis vacinas estão em andamento, mas atualmente não existe vacina ou tratamento comprovado contra o coronavírus.
As autoridades de saúde relatam mais de 4,73 milhões de casos de coronavírus em todo o mundo, com mais de 315.495 mortes. Os EUA lideram o mundo em casos, mais de 1,48 milhão, e mortes, quase 90.000.
Fonte : https://www.usnews.com/
Leave a Reply