Em primeiro lugar, o foco principal dessa modernidade está no simples fato de usar apropria rede elétrica que fica atrás das paredes. Assim, ao usar uma tomada inteligente, pode-se transformar uma casa em um ambiente em conexão com a internet. Dessa forma, uma pessoa pode ter a residência em conexão para, por exemplo, programar as lâmpadas ou o funcionamento de um eletrônico, até mesmo a cafeteira.
Por definição, as smart plugs (tomadas inteligentes) são pequenos dispositivos que possibilitam a integração de aparelhos domésticos com a rede de internet.
Atualmente, com todos os avanços tecnológicos, se tornou possível ter uma residência com as mais variadas funções automatizadas. Nesse sentido, esse avanço acontece cada vez mais rápido e de forma intensa. Como resultado, é possível usufruir dessa internet das coisas (IoT), que ajuda na comodidade de uma casa. Com efeito, transforma os aparelhos em seu interior, mais inteligentes.
Ainda que, muitas das funcionalidades e recursos tenham variação entre os modelos de tomadas inteligentes, de forma geral, há características básicas em quase todos os modelos. De maneira idêntica, ao usar uma tomada inteligente, em quase todos os modelos existe a função da criação de mapa de uso, que dispõe a possibilidade de controlar as horas de funcionamento da tomada
Sobre como usar uma tomada inteligente
A princípio, ao usar uma tomada inteligente, o usuário pode desligar todos os dispositivos e conexão com ela, através de assistentes digitais, como o Google Assistente ou Alexa. De fato, é indispensável a instalação da rede de internet e Wifi para que essas tomadas funcionem adequadamente. Sem internet ou o sinal eficiente, não se pode garantir todas as suas funções e facilidades.
Da mesma forma, um diferencial muito interessante é o recurso de programação (timer), onde se permite agendar um horário para que os aparelhos entrem em funcionamento. De fato, usar uma tomada inteligente é uma funcionalidade muito útil para ter a comodidade ligar, por exemplo, uma cafeteira. Por outro lado, a segurança é outro aspecto de comodidade. Mesmo fora de casa pode-se ligar as luzes para indicar que o local possui monitoramento.
Acima de tudo, é possível ligar e desligar luzes, mesmo estando em outro lugar e sem a necessidade de estar ao lado do interruptor. Outra função que oferece segurança é o corte do funcionamento, quando se percebe um calor inapropriado na tomada, o que diminui as chances de acidentes. Em vista disso, todas as tomadas inteligentes possuem um recurso de desligamento automático, em caso de identificação de um pico de energia ou outros incidentes.
Em contrapartida, é importante lembrar que algumas funções, ao usar uma tomada inteligente, possuem restrições dos aplicativos da própria marca do aparelho.
Definitivamente, usar uma tomada inteligente nos mostra o alcance da capacidade tecnológica, sobretudo, evidencia essas ferramentas como exemplos claros de alguns dos muitos benefícios, na rotina da automação residencial.
- Leia mais:
- Não Me Perturbe! Bloquear Ligações de Empresas
- Dona Ruth e Murilo Ruff denunciam golpe e alertam fãs de Marília Mendonça
- Horóscopo hoje, 11 de Novembro de 2021: Confira as previsões astrológicas diárias para Áries, Touro, Gêmeos e outros signos do zodíaco