Não deixe o pano de pia virar o “vilão” da sua cozinha

A cozinha é um lugar que se deve ter suficiente cuidado no tópico higienização. Além de ser um recinto para cozinhar e manejar os alimentos, pode se devolver muito oportuno ao surgimento de fungos e bactérias.

Assim conforme devemos ter cautela com os panos de prato, a esponja de lavar louça e a lixeira, o paninho de pia igualmente deve contribuir na lista de zelo.

Contudo, de serem extremamente úteis e indispensáveis na higienização da cozinha podem aglomerar restos de comida e juntamente com a umidade pode se tornar um recinto perfeito para a proliferação de bactérias.

De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, mais afamado como Dr. Bactéria, o popular paninho de pia pode acumular um milhão de bactérias, mais número do que existe em uma tampa de vaso sanitário de um banheiro público.

O perigo disso tudo é a contaminação de alimentos, superfícies e utensílios por microrganismos que podem motivar doenças, a chamada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de contaminação cruzada.

Como é inviável deixar esse utensílio, o que devemos compor é tomar algumas medidas de atenção no nosso dia a dia para combater essa contaminação. Aqui vai algumas dicas:

Troque o pano úmido por um limpo e seco continuamente que completar a limpeza da pia;
Após o uso lave o pano utilizando detergente, sabão em pó ou líquido. Se essencial pode ceder de molho com água sanitária;
Evite lavar os panos de pia juntamente com outras peças conforme toalhas ou panos de prato;
Após a lavagem coloque para secar em recinto arejado, de favoritismo no sol;
Evite ceder o pano úmido dobrado sobre a pia;
Você pode encontrar em supermercados panos que possuem íons de prata, estes tem aba antibacteriana

Além do pano de pia que é utilizado para a higienização das superfícies conforme o fogão e bancadas, é apontado ter na cozinha uma toalha para secar a mão e o pano de prato para secar louças. Certo evita confundir as funções de cada pano e portanto a contaminação por microrganismos.